Translate

25 outubro 2012

Como Economizar seu Dinheiro


   Pensei em escrever algo que pudesse ajudar na gestão financeira e manter as contas, no mínimo, em equilíbrio. Administrar dinheiro pode parecer simples mas não é tão fácil quanto parece seja pela tentação de comprar o desnecessário ou de não saber planejar os gastos semanais.

    Muitos têm dificuldade em poupar parte do dinheiro que ganham no decorrer do mês.  Se contentam apenas em sair comprando tudo que acham ter direito e pagar as contas.  Pior mesmo são aqueles que gastam além da renda mensal – estão sempre com algo a pagar – isto significa que não sobra nada para alguma forma de investimento.
    Você sabe exatamente para onde vai seu dinheiro a cada mês?  Fazer o orçamento de suas finanças deve ser encarado como um hábito a ser desenvolvido.  Não pense que controlar gastos é se privar das coisas que gosta mas tornar possível a melhoria de sua vida e de sua família (se for o caso).  Precisamos ter objetivos a serem alcançados e usarmos ferramentas adequadas para se chegar a eles.
   Quando se planejamos/orçamos os gastos mensais conseguimos ter uma visão não só das despesas mas também do quanto estamos investindo para o futuro. Essa provisão evita surpresas desagradáveis como por exemplo: uma despesa médica que surgiu sem que ninguém esperasse por ela.  A provisão a longo prazo também ajuda a decidirmos melhor como gastar o dinheiro economizado em um determinado período. 
    Fica até parecendo que economizar é sinônimo de não divertimento.  Conheço muita gente que alcançou sonhos mais caros como comprar um apartamento ou um veículo se privando de forma exagerada. Não há necessidade da economia se tornar um sacrifício na vida das pessoas a ponto de deixarem de lado a recreação que a vida tem a oferecer.  Planejar não é exatamente se abster, é saber economizar com inteligência e equilíbrio.  Ao se planejar um orçamento uma parte do dinheiro deve ser separada para o lazer.  Nós seres humanos necessitamos disto.
   Abaixo a planilha da BMF&Bovespa para você utilizar - ela é bem completa e você pode aproveitar só o que se aplica à sua vida. Eu mesma criei uma mais simples somente para se enxergar o que foi gasto no mês e o que sobrou, no entanto não consegui copiar para o blog. Esta que indico serve bem.

Dicas para economia:

- Sempre que sobrar moedas coloque-as num cofrinho. Ao final de um período você verá como rendeu um bom valor.
- Compre somente o necessário e cuidado com promoções, nem sempre precisamos de itens que estão de promoção.
- Se puder compre à vista deste modo você recebe um desconto sobre o valor do produto.
- SEMPRE separe no mínimo 10% de tudo que ganha para você. Ponha na poupança ou faça outro investimento de sua preferência.
- Registre todas as despesas na planilha indicada, assim descobrirá se esta gastando além da conta, se está sobrando ou se está gastando de forma consciente.
- Comer fora é sempre muito caro, se puder faça as refeições em casa ou leve de casa para o trabalho.
- Faça uma lista antes de ir ao supermercado, ajuda evitar muitos gastos ou esquecer o que realmente necessita.
- Cartão de crédito deveria existir somente para emergências, eles são verdadeiras tentações e acabam metendo os desavisados em “enrascada”.
- Se não quiser doar o que tem voce pode vender seus móveis e eletrodomésticos velhos no pregão ao invés de apenas jogar fora ou esperar o carroceiro passar. Dá para conseguir um dinheirinho. Pouco mas dá para fazer feira, por na poupança etc.
- Se você fuma faça as contas de quanto economizará no mês se deixar de comprar os maços de cigarro semanalmente.
- Faça um plano econômico no telefone fixo. Mantenha dois ou três chips de operadoras diferentes para ligações interurbanas (promocional) e ligações locais, claro. Eu só carregou um dos chips o resto recebo ligações ou faço rodízio entre os chips.
- Invista em sua saúde alimentando-se bem e fazendo exercícios. Uma boa saúde evitará idas desnecessárias ao médico ou compras de remédios.
- Seja sempre feliz e otimista. As dicas não são para enriquecer ou te deixar atordoado(a) mas para se viver melhor. Nada como curtir a vida com alegria e equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário