Translate

04 novembro 2012

O Poder da Oração Intercessória



Afinal o que é oração intercessória? Você sabia que pode orar em favor de outros e suplicar uma mudança para melhor em suas vidas?


Oração intercessória é o ato de você pedir a Deus que intervenha, com seu poder e amor, em favor de alguém ou uma situação.  Deus se agrada da oração intercessória (1). Para isso precisamos de uma qualidade - a empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender sua necessidade; é também ser sensível ao sofrimento ou angústia alheia. Geralmente oramos pedindo algo a Deus, mas nem sempre sabemos como fazer isso de maneira adequada, ou seja, com poder real. Deus se inclina de seu trono para nos ouvir com interesse mas  antes disso precisamos dar o primeiro passo (2).
Particularmente penso que um dos maiores benefícios da oração intercessória não é simplesmente orar para quem te pede uma oração - é fazer pelos outros (geralmente pessoas que estão muito fracas e sem ação) aquilo que eles não conseguem ou não estão dispostos a fazer por si mesmos. Lembremos que Deus jamais desacata nossa liberdade de escolha. No entanto, quando oramos pelos outros esse ato permite que o Santo Espírito de Deus atue na vida destas pessoas anulando o poder das trevas e controlando os acontecimentos fazendo com que elas enxerguem a situação de uma forma mais completa e possam chegar à conclusão do que é melhor se fazer no caso em questão.  
Não adianta orar sem ter fé isso seria proferir palavras sem sentido algum. Para orar precisamos ter fé no poder de Deus e interesse verdadeiro pela vida de quem se ora (3).  A fé é inspirada pelo Espírito Santo e unicamente florescerá à medida que for acalentada.

Dicas para a oração intercessória:

1. Em primeiro lugar busque desenvolver comunhão com Deus (conhecê-lo melhor).  Isso te trará experiências reais que te ajudará a aumentar sua fé e testemunhar o poder de Deus.
2. Antes de começar a orar peça perdão não só pelos seus pecados mas  também pelos pecados de quem se ora (4). Todos somos pecadores, em algum momento do dia erramos em alguma coisa e talvez nem nos apercebemos disto.
3. Sinta real interesse pela pessoa que vai orar (5), se não ocorrer isto peça forças a Deus (6). Deus tem interesse por todos nós sem preconceitos, devemos seguir o exemplo.
4. Você pode ter uma caderneta onde anota os nomes e casos das pessoas por quem está orando. Suplique a Deus por elas diariamente. Faça um plano de por quanto tempo orará pela pessoa e quando obtiver resultado coloque “OK” diante do nome na caderneta.  Isso vai te ajudar a contar as orações atendidas. Atenção! Existem três formas do Senhor responder às orações: SIM, NÃO E ESPERE UM POUCO MAIS. Conheço casos de uma mulher que orou em favor de um marido alcoólatra por 10 anos até que finalmente receberam a graça. Nunca desista e aprenda a ficar atento à resposta de Deus. Por isso é importante a comunhão com Ele – para se aprender mais a respeito de seus planos para nós.
5. Pare de orar por generalidades e de forma apressada, algo como: “Senhor abençoe todos aqui, amém”; procure ser bem específico como “Senhor abençoe o Felisberto e abra as portas da oportunidade para que ele encontre um novo emprego de acordo com suas habilidades; não permita que nesse período de desemprego ele venha passar necessidades materiais”.
6. Uma ressalva – às vezes “temos que enfrentar adversários poderosíssimos, e compete-nos quem deverá vencer. Acharemos nossa força onde os primeiros discípulos acharam a sua... todos estes perseveraram unanimemente em oração e súplicas (7).”  Vemos na Bíblia as muitas vezes que tanto Jesus como os discípulos tiveram que orar e jejuar para alcançarem o sucesso isso pelo fato de estarem lutando em oração contra os poderes espirituais das trevas.
7. Após fazer suas orações confie plenamente em Cristo independente dos resultados. Busque diariamente a paz celestial. Só o Espírito Santo pode nos concedê-la.  “Ele liberta por completo a mente da pessoa de qualquer medo que a deixaria ansiosa ou inquieta (8).”  Atos diz que Pedro dormiu profundamente na véspera de sua execução programada (9). Isso é paz celestial e completa fé em Deus.

Espero que este artigo o(a) auxilie de forma positiva em sua vida te levando a se tornar uma pessoa que possa interceder em oração pelos outros. Orar nunca é demais, sempre tem um amigo, parente, desconhecido que necessita de palavras de conforto, orientação, cura ou simplesmente um milagre em sua vida.


Se você deseja receber orações de intercessores ou se tornar um deles entre nos seguintes sites:

http://novotempo.com/lugardepaz/pedido-de-oracao/
http://www.portaladventista.org/portal/pedidos-de-oracao
http://www.jesusvoltara.com.br/pedidos.htm


(1)     Timóteo 2:1-4
(2)     Salmos 40:1
(3)     Hebreus 11:6
(4)     Lucas 23:34
(5)     Filipenses 2:5
(6)     Mateus 5:44
(7)     Atos 1:14  e pág. 213 de  O Grande Conflito – Ellen White
(8)     Respostas Incríveis às Orações – Roger Morneau  pág. 76
(9)     Atos 12:6


Até a  próxima, Jan
            

2 comentários:

  1. A vontade de Deus é que todos os homens levantem mãos santas, sem ira, nem contenda por todos os homens. Claro, que quando você pede em nome de outro, as chances de ser atendido multiplica-se sobremaneira, mas parece que os cristãos de modo geral ou ignoram isto, ou então, não tem empatia suficiente conforme declarado no texto.

    ResponderExcluir