Translate

08 setembro 2013

Dicas para Lavar seu Cabelo de Forma Correta

Saudações amigas e amigos abelhudos!  Hoje vou fazer um pequeno resumo sobre como lavar e cuidar dos seus cabelos, principalmente se forem oleosos. Estes cuidados são para homens e mulheres. Vamos a alguns detalhes a respeito dos xampus (no português ou shampoos no inglês):


·   Um bom xampu deve ter o PH entre 4,5 e 5,5 pois não abrirá tanto as cutículas dos fios. Acima deste Ph ele será alcalino (entre 7 e 8) que já é um xampu antiresíduos indicado para pré tratamento de cabelos porque abre bem as cutículas.
·   Prefira xampus transparentes o, eles limpam melhor.
·   Sal no xampu estraga os fios? NÃO! Leiam essa matéria: 
"Com sal ou sem Sal" no blog eu amo cabelos

Em relação aos condicionadores, leave-in e às máscaras eles têm o PH mais baixo que o xampu pois a função deles é selar a cutículas dos fios. Características do condicionador:

·        Minimizar porosidade (ajustar o PH da proteína do cabelo).
·         Aumentar o brilho.
·         Hidratar e eliminar a eletricidade estática.
·         Boa penteabilidade.

Agora vamos à prática da lavagem correta:

1. Comece molhando com água fria ou morna (água quente danifica os fios).
2.  Você pode colocar o xampu na palma da mão na quantidade do tamanho de uma moeda de um real.  Outro modo que utilizo (isso para couro cabeludo mais sensível como meu que dependendo da época o próprio xampu causa coceiras e irritações) é diluir 10 ml de xampu em 100 ml de agua e lavar a cabeça.  Espalhe bem o xampu com a ponta dos dedos ou com as mãos espalmadas – é você que decidirá o que é melhor. Lave pelo menos duas vezes. 


A primeira lavagem tira o excesso de oleosidade e sujeira, se tiver meio sujo a segunda aplicação já espuma bem e limpa os fios. Se estiver muito oleoso somente a terceira aplicação fará a limpeza completa.
3. Enxague muito bem e prazerozamente como o rapaz da foto, rs.  Retire o excesso de água dos fios para o próximo passo.


4. Se não for usar a máscara capilar então é hora de aplicar o condicionador pois será ele quem selará as cutículas que o xampu abriu.  Aplique do meio para as pontas do cabelo. NÃO aplique no couro cabeludo isso ajuda a provocar oleosidade, deixe a dois dedos de distância pelo menos. Desembarace com os dedos mesmo e vá para o passo seguinte.
5. Enxague bem, não deixe resíduos nos fios.
6. Seque com delicadamente apenas pressionando com a toalha.


7. Se for escovar, chapar ou apenas secar com secador de cabelos antes aplique um termoprotetor para proteger os fios do calor. Passar chapinha apenas com os cabelos secos.

OBS: Se você tiver seborreia ou algum tipo de caspa procure um dermatologista o quanto antes para tratar ou utilize anticaspas.  Mas vou deixar uma dica que uso para evitar a seborreia e para dar brilho: sempre que lavar os cabelos (na hora do xampu) misture o xampu com 01 colher de vinagre de maçã na água e lave.

Basicamente é isto. Pode-se lavar todo dia quem tem cabelos oleosos e os homens ou a cada 3 ou 4 dias (tem aquelas pessoas que preferem a escova durando mais tempo).




Esta aí o resultado – um cabelo de diva.  Olha que vai ficar igualzinho heim!!! Kkkkk.




Janei Pereira




Nenhum comentário:

Postar um comentário