Translate

24 maio 2014

Seis Caprichos da Natureza


No último post falamos sobre o possível perigo que vem da Canola então neste vamos nos maravilhar com as coisas que ocorrem na natureza e a maioria de nós nem tem a oportunidade de ver ou experimentar como a Pitaya aí acima. Eu pelo menos não posso me dar a este luxo o kg dela custa em média R$80,00. Então vamos começar a comentar brevemente dos seis caprichos da natureza.


1-  Exótica e saudável com leve sabor adocicado, dizem que lembra um pouco o kiwi. Ela sacia a fome e previne o diabetes. Estamos falando da bela Pitaya e sabia que é uma cactácea originária da América Tropical e Subtropical? O preço não é tão bonito quanto a planta.

  

2-  Não parece mas é a folha de uma Vitória Régia, também chamada de Rainha do Lago. Ela é nativa da Amazônia, mede até 2,5 de diâmetro e as bordas espinhentas se elevam até 10cm - por isso o efeito róseo na foto.  A desta foto não tem a flor mas elas duram somente 48 horas, outra curiosidade desta planta. Ah, o Brasil e suas belezas.

  

3-  E aí te pareceu o que, um disco voador? Não mesmo, são nuvens lenticulares - um fenômeno da natureza bem raro de acontecer. Claro que alguns juram de pés juntos que se trata de uma nave extraterrestre mas trata-e de uma formação estacionária de nuvens com formato parecido com lentes a certa altitude. Geralmente ficam alinhadas com a perpendicular da direção do vento.


4-  Lembra muito uma pupila certo? Trata-se de um buraco azul, depressões submersas no oceano. Esta fica no Caribe e possui 124m de profundidade. Existem vários documentários a respeito.


 



5-  Agora sim é invenção de internet - um lago e uma lesma tingidos de rosa. Realmente não Abelhudos, este é o lago Hillier situado na Austrália Ocidental (como tem curiosidades por lá). É permanentemente rosa e rodeado por uma borda de sal. Até hoje não se sabe ao certo o que dá este colorido às águas e a alguns de seus habitantes.

 

6-  Quando se pensa que já viu de tudo um pouco lá vem essa imagem de uma animal marinho meio que surreal, o Pyrosome.  É uma colônia trasnparente composta por centenas de seres filtroalimentadores individuais.  Se eu me encontrasse com um desses em mergulho não iria ficar muito confortável.

Essa foi mais uma curiosidade e não deixa de ser uma informação. Cada um pode pesquisar mais a fundo se quiser saber mais, por isso coloquei nome em tudo.

Abraço,

Janei Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário