Translate

19 junho 2012

Livre-se das Amarras! Cresça na vida Pessoal e no Amor

Preparei uma apresentação concisa dos pontos relevantes sobre o crescimento pessoal e sobre o amor em geral (sem ele não dá para promover o crescimento).  Iremos utilizar como apoio o livro de Iyanla Vanzant  que contem um programa que se baseia em cinco níveis diferentes. O gostoso é que você vai descobrir em que patamar de sua vida se encontra, irá descobrir o por que de certos fracassos.
Não importa onde você se encontra, veremos todos os níveis para um maior aprendizado e visão geral do programa – até porque você não saberá qual é seu nível atual até que comece a conhecer cada nível do programa.
                Livre-se de sua atual teoria sobre o amor; livre-se também de opiniões preconcebidas pois assim aproveitará melhor o aprendizado. Deverá se livrar de quase tudo que sabe para poder aprender coisas novas. Aquelas que serão úteis ao seu crescimento. Ao falarmos de amor aqui estaremos falando em primeiro plano do amor universal, que é o maior de todos porque envolve todos os seres à sua volta, inclusive você. Terá que aprender a amar de uma forma diferente caso ainda não tenha aprendido tal coisa. Não se preocupe com este pormenor no momento, é só uma preparação.
                Boa leitura e espero que te seja útil ou para ajudar alguém.

1. PASSOS PARA O CRESCIMENTO

1.1. Entre um nível e outro

                Enquanto o amor não chega você vai adotar uma série de atitudes a fim de se preparar para alcançar os diversos níveis. Veja o que tem a fazer:

§  Primeiro passo é relaxar o suficiente para sentir o que se passa dentro de você e então aprender a reconhecer e aceitar o que está sentindo.
§  Tudo o que ler e estudar por aqui, você tem que parar e meditar a respeito, sempre tentando aplicar em sua vida ou verificar se aquilo tem a ver com você naquele momento.
§  Qualquer acontecimento em nossa vida, por mais particular que seja, tem relação com tudo o que somos e vivemos. Nosso cérebro é ligado com o coração e o resto do corpo. O que você está passando em um relacionamento amoroso irá aparecer, em todas as outras áreas da sua vida. A confusão que estiver acontecendo em seu relacionamento a dois poderá afetar sua profissão e relacionamento com as demais pessoas. Basta observar.
§  Tudo fica bem quando você pode ser do jeito que é; as coisas melhoram e se tornam muito mais fáceis. Não se importe com quem você seja, esteja bom ou ruim siga em frente. Está aqui para aprender a melhorar e sentir-se muito melhor do que se encontra neste momento. Vai ter que aprender a se aceitar do jeito que é. Certas coisas não podem ser mudadas, apenas adequadas ou melhoradas. Aceite o fato.
§  No caminho em busca do amor você viverá muitas experiências que podem ser dolorosas e avassaladoras, mas que acontecem para ajudar você a eliminar as falsas necessidades e tudo o que atrapalha sua vida (estes são os teste e exercícios extras que a própria vida se encarregará de trazer neste período).
§  O amor está dentro de você e saiba que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida.  É você quem, primeiro, tem que tomar posse dele.
§  Não tenha medo de pedir o que deseja por pavor de não conseguir. Se continuar com medo dificilmente o que precisa virá até você.
§  Não fique com raiva quando as coisas não saírem do seu jeito. Faz parte da vida. Assim como você tem que se aceitar do jeito que é, também terá que respeitar os outros do jeito que são. A beleza da vida está aí: na diversidade de pessoas. Já pensou se todos fossem iguais? Seria desestimulante.
§  Esta é a hora de refletir, avaliar e desaprender. É difícil peneirar e descartar as várias crenças e idéias a respeito de você mesma(o) e do amor adquiridas até este momento de sua vida mas teremos que fazer isso.
§  As mágoas e os medos se empilham em nossas vidas sufocando-nos o interior, ao longo dos anos.  Limpe sua mente/coração para se preparar para o verdadeiro amor.
§  Se conseguirmos manter o amor por nós mesmos e pelo outro através de uma comunicação honesta e consciente, os desentendimentos, obstáculos ou dificuldades do relacionamento servirão para nos fortalecer.  Quando não conseguirmos fazer isso a gente briga, machuca, omite a verdade e seguimos em frente em confusão mental.
§  O amor é o único significado real da vida. Nem a vida nem o amor exigem que as pessoas desistam de sua dignidade, auto-estima, objetivos de trabalho, programa favorito de TV.  Por algum motivo, nem sempre entendemos isso.  Acreditamos que precisamos desistir de algo para conseguir outra coisa.  Amor é crescimento, é realização de potencial – ser mais quem você é, fazer melhor o que faz, acreditar com mais convicção e tomar posse do que tem.
§  Só podemos entrar num relacionamento se levarmos o amor conosco. Só dá para fazer isso quando sabemos quem somos, o que queremos, o que valemos.  Temos que levar para o relacionamento entusiasmo e respeito por nós mesmos e nossas vidas.  Se não conseguirmos essa harmonia, haverá em nós um vazio se tornando maior, mais profundo e mais doloroso.
§  As pessoas não podem preencher nossas necessidades. O que podem fazer pelas outras é tornar a necessidade menos urgente. Então, nada de pensar que seu/sua parceiro(a) é responsável por sua felicidade. Isso quem se dá é você. Imagine se sua necessidade é se tornar uma cantora reconhecida. Ora, só você poderá estudar música, se dedicar dia a dia e ir em busca de oportunidades. Isso quem se dá é VOCÊ e ninguém mais! Pare de nutrir coisas que não existem, o máximo que seu/sua parceiro(a) podem fazer é te apoiar.
§  Jamais confunda compatibilidade sexual com amor! Vemos pessoas que estão dentro de um relacionamento por muito tempo pelo fato de se darem bem sexualmente. Mas ao estudarmos o caso percebemos a falta de amor, respeito e outras coisas importantíssimas dentro de tal relacionamento.
§  Nosso(a) parceiro(a) não faz nada além de revelar o que sente - seu medo, sua raiva, sua forma de agir, suas loucuras.
§  Por absurdo que pareça, a pessoa que fica para “brigar” conosco (não significa briga física) normalmente é a que realmente nos ama.  Nos ama e está disposta a lidar conosco e com nossos problemas porque deseja investir no fortalecimento mútuo.  Mas quando “brigamos” devemos explicitar claramente nossas intenções e devemos querer saber a verdade a respeito do outro também. 
§  Devemos ser claros e dizer a verdade a respeito do que queremos a nós mesmos e aos outros.  Muitas vezes queremos algo mas não informamos a ninguém o que queremos. Pensamos que eles já devem saber. Não funciona assim. Ninguém tem bola de cristal. Se quero namorar sério para me casar então devo informar isso logo de cara. Nada de esperar o momento certo. Se a pessoa estiver na mesma sintonia ela continuará a seu lado, senão irá em busca do que ELA quer. E saiba que ela está em seu direito assim como você está de querer namorar sério.
§  Não aceite aquilo que nem passa perto do que você quer! Aqui entra a sabedoria, nada de aceitar migalhas ao do tipo, ele(a) não quer se casar então vou “passando o tempo” com ele(a) até aparecer alguém. Isso não dará certo, provavelmente você que deseja o algo sério sairá machucada(o).
§  Não leve um relacionamento adiante se sentir medo. Só fique se tiver certeza do que sente.
§  O que você sente e sabe por dentro deve ter um impacto maior do que o que as pessoas (outros) dizem. Seja coerente pois às vezes precisamos ouvir conselhos de pessoas mais experientes que estão prontas a nos ajudar.  Você no decorrer do processo estabelecerá critérios de avaliação, terá certeza de seus desejos, conhecerá melhor seus medos, assim logo aprenderá a decifrar qual o melhor caminho tomar. Não tem a necessidade de ficar ouvindo as dezenas de conselhos dos outros. Viu porque a sua conselheira não pode te oferecer uma fórmula mágica? É você quem faz suas escolhas sozinho(a), está aqui para aprender isso. O bom de tudo é que dá pra usar esse aprendizado não só nos relacionamentos a dois mas para outras coisas da vida também. Por exemplo – qual carreira devo seguir? O que me faz feliz? Qual minha missão? Só você terá estas respostas.
§  Saiba que os relacionamentos trazem nossos medos mais profundos à tona. Então vamos pegá-los e resolver o que fazer com eles para melhorar sua vida.
§  Começaremos promovendo uma limpeza no nível 01 onde todas as coisas de sua infância estão guardadas. Você terá que desenterrar sua auto-imagem, que provavelmente está debaixo de uma pilha de coisas que seus pais te deram.
§  Quando você conseguir vislumbrar um pouco do seu “eu” verdadeiro você subirá para o nível 02.  ali deixe qua luza da verdade exponha seus medos e fantasias do jeito que são (com distorções, sombras do passado).


O Entre fases (o meio tempo)

Entre uma fase e outra você vai passar pelo meio-tempo que é o espaço de aprendizagem, quando as experiências são oportunidades para aprendermos. Por isso não podemos julgar nem os outros nem nós mesmos.  Quando você não esta feliz onde está e não tem muita certeza se quer sair, ou como sair, encontra-se no meio-tempo.  Fica se segurando para não cair, sem querer se machucar ou machucar o outro. Reza para que o outro vá embora primeiro para você não arcar com a culpa.  Ambivalência, confusão, relutância e paralisia são características do meio-tempo.  Nele você se sente muitas coisas mas não se sente bem.
Se nesse meio-tempo  os conhecidos quiserem ir embora, tudo bem! Muitos não vão gostar das mudanças efetuadas em você. Arrume as pequenas bagunças que eles deixaram e acredite de todo coração que se você mantiver sua mente limpa aqueles que vierem, depois, com amor, ficarão.

Agora mão à obra!  Vamos separar a orientação para o crescimento em 05 níveis para que possamos trabalhar passo a passo. Mais adiante independente do nível que esteja sempre procure voltar e reler tudo que aprendeu para ter certeza de que está fazendo tudo certo, de que não regrediu. Acabamos por fazer as coisas antigas sem perceber e atrapalha muito.


1.2. Nível 01

O aprendizado para o amor universal é um caminho que tem que ser trilhado passo a passo.  Sem entender o amor universal você não chegará a lugar algum. Em algum ponto da vida todos nós passamos pelo nível 01.  Neste nível nós desenvolvemos nossa auto-estima, valor próprio e nossa imagem perante os outros.
Provavelmente se está lendo este artigo é porque se sente perdida(o), talvez até infeliz, e necessita de orientação para se encontrar e tomar o rumo certo na vida.
Para encontrar a felicidade antes você terá que dizer a verdade a si mesma(o), informar quem você é, o que deseja da vida e finalmente o que está disposta(o) a fazer para alcançar este desejo.
                Neste nível costumamos a fazer o que os outros querem, temos medo de contrariá-los.   Por isso sofremos em silêncio e muitas vezes nem sabemos porque.  Lembra-se de que neste nível estamos perdidas(os)?  Vamos trabalhar para passarmos, com o tempo, a agir de acordo com nossas expectativas e não com a dos outros.
                Se estamos infelizes no nível 01 colocamos a culpa nos outros pelo que nos acontece mas nos culpamos também.  Parece que o mundo está contra nós, este é o pensamento. Até as pessoas que mais participam de nossa vida nos parecem inimigas em dados momentos.
                Precisamos detectar o que necessita ser curado na alma e descobrir de que forma contribuímos para que a infelicidade se instalasse.  Teremos que nos livrar de coisas/pessoas que não estão funcionando; assim criaremos coragem para escutar verdades que não quisemos ouvir até então.
                Neste patamar você só precisará de disposição para sair dele e passar para o próximo.
                Entre um nível e outro você estará trabalhando, veja que está no nível 01 e quer subir para o 02 então você não está nem em um nem no outro. Pergunte a sim mesma(o):

§  Quem sou eu hoje?
§  O que estou sentindo neste momento de minha vida?
§  O que desejo para minha vida?
§  Como me sinto a respeito do que desejo?
§  O que estou disposta(o) a fazer para alcançar o que desejo?

Esteja aberta(o) para receber as respostas, pergunte-se sem medo e elas começarão a surgir.  Precisamos descobrir inclusive o que motiva nosso comportamento (caso ele seja negativo).  O que sentimos geralmente determina o que queremos.  Se a gente sente que não pode ter o que quer pode ser que passemos a tratar os outros com raiva e ressentimentos.  Por exemplo, eu quero continuar namorando com aquela pessoa que amo mas ela não me quer mais.  Isso pode me fazer sentir raiva/ressentimento dela. O que é errado pois o amor é para todos, sendo assim no momento certo (geralmente depois que você se abre e cresce para isso) o amor chega e você enxerga que Deus havia guardado algo muito melhor para você. Veja que a pessoa que desejava ao seu lado também está em fase de crescimento e tem direito de decidir qual o melhor caminho para si. O fato é que algumas pessoas e até nós mesmos, às vezes, “pisam na bola” e tratam os outros com pouco zelo.
Aprenda que somos muito criativos e a maior parte das vezes o que achamos estar acontecendo só existe em nossa imaginação. Esse é nosso mal e nos causa muito sofrimento. Pequena parte das vezes trata-se do que é real. É esse tipo de coisa que nos faz entrar e sair dos relacionamentos sem nos dar um tempo para avaliarmos o que houve e crescermos para não permitir o mesmo erro novamente.
Vamos lá! Parece que o exercício é pequeno mas tem muito a responder e a descobrir. Pode ser que leve dias para responder às perguntas. Saiba que responder tudo de uma vez não é o melhor. Você pode até fazer assim, mas no decorrer dos dias volte e releia tudo, perceberá que deixou algo de fora e acrescentou coisas sem importância.


1.3. Nível 02

                Neste nível sabemos que precisamos de cura interior mas ainda não descobrimos o que há de errado, pode ser que temos pelo menos algumas pistas.
                Você vai perceber que de alguma forma contribuiu para sua infelicidade. Algum comportamento ou decisão permitiu que chegasse a tal ponto.
                Identifique os sinais de desconforto, infelicidade e insatisfação com o que está fazendo para conseguir ou manter o amor em sua vida.  Expresse isso em forma de perguntas.
                Você vai descobrir que é você quem atrai pessoas impróprias para sua vida.
                Agora vamos começar a limpar a bagunça que se instalou dentro de você, livre-se do que não presta. Mesmo que não queira fazer isso, livre-se!  Dê uma faxina geral em seu interior.
                Saiba que você é o amor que procura; a pessoa por quem andou procurando.  É a única pessoa que pode fazer por você o que espera que o outro faça.  Entendeu?  Não pense que se encontrar o homem/mulher de sua vida vai passar a ser feliz. Não!  É você quem traz felicidade para suja vida e a dos outros. Note – se você não se sentir bem com o que tem ou o que é como poderá esperar coisa melhor que isso? É óbvio que com esses sentimentos negativos só lhe sobrevirá coisas/pessoas que não te fazem bem.
                Gaste tempo se amando.  Se não fizer isso os relacionamentos que espera continuará escapando de você.
                Nesta etapa você fará três perguntas para descobrir o amor verdadeiro:

§  O que estou olhando (onde meus olhos estão se demorando, o que estou focando)?
§  O que estou procurando (o que desejo)?
§  Com o que estou procurando (quais ferramentas/que método está utilizando)?

Trate de se perdoar pelas situações que você mesma(o) criou e também perdoe as pessoas que tiveram alguma participação nestas situações em sua vida.  Assuma a responsabilidade por si, não culpe a ninguém.
Acredite que merece receber amor, porque ao perdoar as pessoas lhe darão coisas, oportunidades, recursos, seu tempo e energia em resposta à quantidade de amor que você dá aos outros.  Isso pode tornar o ato de receber um desafio, pois provavelmente você ainda tem dificuldade de acreditar que merece o que receber de bom.
Aprenda a confiar em si e nos outros! Temos que dar crédito às pessoas, não dá pra viver desconfiando o tempo todo.  Isso não é fazer papel de boba(o) mas dar chance para o outro se mostrar.  É muito difícil receber quando você suspeita das intenções dos outros. Aceite o que lhe é oferecido de coração aberto e sem sentimento de obrigação.
Se você achar difícil receber, talvez tenha se perdido momentaneamente.  Refaça seus passos anteriores, exercícios se achar necessário (pelos menos as perguntas), leia os e-mails enviados, nossas conversas e recolha o que esqueceu para trás.
Para chegar ao próximo nível você deverá estar disposta(o) a dar amor incondicional a todo mundo, em qualquer circunstância (mesmo que te magoem). Isso significa que dará amor sem querer receber em troca ou porque te fizeram algo de bom.  Você será simplesmente uma boa pessoa fazendo o bem a todos sem olhar a quem. Não vai desejar nada em troca. Só vai oferecer o amor que tem de todo coração. Lembre-se que este é o grande mandamento de Deus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.
Quando você ouvir a verdade da experiência de outra pessoa, perceba que você não pode levar para o lado pessoal. (imagine um(a) namorado(a) que te traiu contando o porque da situação. Não pense que tem culpa por isso ou que seja inferior à outra pessoa. Só saiba que ele(a) tem direito de optar por outra vida com outra pessoa assim como você).   Abra sua mente e deixe o coração cheio de amor.  A verdade irá abrir a porta para a cura, não para a dor.
Jamais permita que outros te culpe pelos atos inadequados deles.  Lembra-se da história do(a) namorado(a) traidor(a)?  Ele(a) não pode te culpar de nada. Ele(a) agiu assim porque quis, portanto também tem uma parcela de culpa o que anula a culpa de todos.  Significa que todos têm uma parcela de responsabilidade pelas coisas terem chegado a esse ponto.
Existe também o fato de que às vezes esperamos que as outras pessoas façam algo que não estão prontas para fazer.  Cada uma tem seu próprio ritmo de crescimento. Logo, nem eu posso apressar quem vem atrás de mim nem quem está à frente pode me exigir o conhecimento que ele tem. Atenção! Quem está atrás de você também não deve te puxar para trás.  Encontre seu eixo e mantenha-se firme no local que está.
Para se soltar do medo pense no que desejaria ter, visualize-se vivendo esta experiência.  Reconheça, encare de frente e liberte-se de seus medos a respeito do que você quer.  Diga: “Eu escolho_____________”. (preencha com aquilo que deseja).  Por favor, não ponha eu desejo fulano(a) de tal.  Seja superior.  Deseje algo maior, algo que te fará chegar no ou onde que deseja.  Por exemplo: Eu desejo encontrar o amor universal, me encher dele e ficar pronta(o) para dar e receber o amor de todos à minha volta.  Veja que pediu algo muitíssimo maior, vai receber muito mais que um(a) simples companheiro(a), também o amor de várias pessoas.
Você se torna cúmplice da pessoa que se esconde ou se abstém, não esta agindo com integridade. Esta se negando e sendo irresponsável.  Por exemplo: você sabe que teu namorado bebe demais, ao invés de ter uma conversa séria de amigos você finge que não esta vendo nada para não aborrecê-lo e perdê-lo.  Está sendo cúmplice do vício dele e irresponsável por saber da verdade e não fazer nada para ajudá-lo.  Se ele não te ouvir ou não quiser ajuda no decorrer do tempo então vá embora, esse vício irá te atingir (viu porque acaba sendo responsável?).
                No meio do caminho mantenha em mente quem você é; não se perca nos objetivos e desejos do outro. Você deve saber porque está trilhando ali e onde quer chegar; não se permita tomar os objetivos do seu(sua) companheiro(a) ou amigos pra você. Já tem os seus para perseguir. Cuidado para não obrigar outros a perseguir os mesmos objetivos que você. Seria desrespeito. Cada pessoa é um mundo particular e tem seu próprio caminho.  É claro que você vai encontrar varias pessoas que trilharão o mesmo caminho que você por afinidade àquilo que se quer.

OBS:  Se você colocar sexo num relacionamento as coisas vão correr em outra direção! Sexo no primeiro momento só atrapalha você a enxergar a verdade.

1.4. Nível 03

                Neste nível sabemos que precisamos ser curados ao continuar este trabalho descobriremos o que fazer a respeito da cura.
                Passaremos a refletir nossas experiências sem sentir culpa e sem nos colocarmos em papel de vítimas. Agora adquirimos uma boa compreensão a nosso respeito.
                De uma vez por todas ponha em sua mente que não há nada de errado contigo ou com os outros.  Você entenderá que tudo que passou foi para seu crescimento e que Deus sempre te amou e estará ao seu lado, não importa o que fizer.               
                Mesmo que continue se sentindo muito perdida(o) mude seu rumo/ideia  se o que está fazendo não estiver funcionando.
                O seu trabalho nesta etapa é renunciar e perdoar.  Você irá descobrir o que precisa deixar de lado e quem necessita perdoar para poder prosseguir.
                Você vai ter um encontro com suas experiências passadas (infância, seus medos vividos, seu ego etc).  terá que aprender a aceitá-las e amá-las.
                Nesta parte do aprendizado a tentação será desistir e voltar a fazer as coisas erradas.  Mas tenha paciência pois vai passar!
                Cuidado para não investir tudo nos relacionamentos ocorridos entre fases,  eles só preparam para um experiência maior – o amor verdadeiro.  Então nada de pensar que vai ficar para sempre com essa pessoa. Você está em fase de aprendizado. Nos níveis adiante você saberá como reconhecer o verdadeiro amor.
                Durante seu processo de crescimento poderá descobrir que é necessário começar tudo de novo, construindo novos relacionamentos mais amorosos.  É um trabalho árduo porem compensador.
                Neste período costuma-se chorar muito pois você vai achar que nunca conseguirá o que deseja para sua vida.
                Procure desapegar-se de tudo que se impôs nestes anos.  Não há nada que você tenha que fazer. Não há nada que tenha que ser.  Isso de achar fazer ou ser por obrigação deve ser removido de sua vida.
                Identifique o que esta sentindo, permita-se sentir.  Se expresse.  Isso é reconhecimento próprio.
                Avalie-se desta forma:

§  Como cheguei até aqui?
§  Quais foram as escolhas que fiz neste tempo?
§  O que eu estava tentando realizar com essas escolhas?
§  O que realmente quero pra minha vida?
§  Como posso criar essa nova experiência?
§  Finalmente perdoe se errou.

As pessoas precisam superar o medo de bancarem as “bobas”.  Todos bancamos os bobos em algum momento da vida, portanto faça algumas escolhas.  Determine o número de vezes que aceita bancar a(o) boba(o).  Dali em diante comece a dar um jeito em sua vida porque ao atingir o seu limite poderá acontecer duas coisas:  ou você vai parar de bancar a(o) boba(o) ou se dará mais chances.
                Não se entregue à ansiedade, aprenda que iremos morrer sem resolver algumas questões de nossas vidas. Faça algumas coisas, deixe outras, cresça um pouco.  Não precisa fazer tudo de uma só vez!
                Distinga suas questões das questões dos outros. As questões do amor, às vezes, ficam confusas porque estamos olhando as questões dos outros.  Esclareça o que está acontecendo e escolha como vai reagir.
                Em geral são nossas reações às questões é que criam o problema.
                O amor não nos pede mais do que temos para dar.  Se pudermos amar só a nos mesmos, isso será o suficiente.
                Vamos conhecer uma ferramenta do marketing que dá para utilizar no amor – os quatro “Ps” do marketing:

a)      Se deseja que seu produto seja bem recebido no mercado deverá ser capaz de descrevê-lo, defini-lo e enunciar para os que irão comprá-lo exatamente o que é e o que pode fazer.  Não faça propaganda enganosa de si mesma(o)!
b)      Preço – quanto vale seu produto?  O quanto o mercado agüenta pagar por ele?  Os preços enunciam claramente o que você quer.  É um exercício de auto-estima.  É saber que você não tem que se contentar com o que vier por causa da sua idade, origem, beleza.  Você estabelecerá critérios para definir o tratamento que quer receber e o que espera de si e para si.
c)       Promoção – como irá distribuir o seu produto? Em que mercados o colocará? Quando estamos prontos saiba que o amor nos encontra.  O amor-próprio, a auto-estima e a auto-confiança que você desenvolveu irá magnetizar a sua alma e atrair pessoas semelhantes (ou seja que também estão em crescimento). Claro que seu ímã vai atrair também o que não é nobre, mas não se preocupe! Você agora possui critérios e está com as idéias claras.  Irá reconhecer facilmente os que estão lá no primeiro nível, completamente perdidos.
d)      Pacote – na ausência do relacionamento ou problemas nele há o perigo de se exceder em outras coisas: comida, doces, bebida, atividades sedentárias etc. Cuidado!  Você pode arruinar seu pacote (imagem) nesse entre fases. Tenha uma religião ou filosofia de vida, faça exercícios, alimente-se saudável, mantenha-se em constante movimentação.

Os quatro “Ps” são ferramentas valiosas que nos ajudarão a passar do 3º para o 4º nível.
                No 3º nível reconheceremos o amor quando ele vier.  Ele chegará dizendo: “Encontrarei uma forma de respeitar a nós dois” ou quem sabe “Encontrarei uma forma de respeitar nossa igualdade ou nossas diferenças”.  Aprenda a ouvir e a confiar em sua voz interior. Nesse entre fases, enquanto aprende, vá eliminando a dúvida, o medo e o sentimento de solidão.  Você já não tem mais o direito de se entregar a estas coisas já que aprendeu a superá-las.
                Quando estamos crescendo no amor surgem testes para nos provar (pra ver se estamos nos esforçando e pondo em prática o que aprendemos).
                Não se envolva na programação da outra pessoa.  Fique firme em seu rumo! O fato da outra pessoa estar trilhando caminho diferente do seu (níveis diferentes) não significa que não possam ficar juntas.  É aprendendo a trabalhar através da resistência que irá criar sua força.


1.5. Nível 04

                Você ficará aqui enquanto sua cura interior não estiver completa não existe ansiedade ou urgência.
                Aqui a mudança começa realmente a acontecer e as pessoas à sua volta terão que se adaptar.  Você está tentando ser diferente e as pessoas não vão gostar. Mantenha-se firme! Não vá mudar o que conquistou por causa delas.
                Todos os relacionamentos que se baseiam no padrão antigo têm que ser mudados, transformados ou liberados porque nos deixam tentados a agir como antigamente.
                Perceberá que tem a oportunidade para fazer as coisas de uma maneira diferente.  Descobrirá que seu papel na vida é servir e apoiar as pessoas.  Ao mesmo tempo tem que gostar de si mesma(o).
                Se desejar pode estacionar neste nível por toda sua vida.  Aqui é um retiro, vem pra ele quando quer descansar, rejuvenescer, refletir e aprofundar sua consciência.  Se sentirá muito bem aqui mas perceberá que por fim tem o nível 05 e a única coisa que precisará fazer para subir até ele é uma ligeira mudança.
                Estar no nível 04 significa que irá se recuperar mais rápido de uma revolução emocional, porque aplicará amor à situação.
                À medida que praticar o aprendido até aqui, você levará luz para aqueles que ainda não começaram sua jornada ou estão no meio do caminho.
Se permitir que antigos hábitos, pensamentos e medos guiem suas ações, então retrocederá!  Assim terá que investir no que sabe e não ficar paralisada(o) pelas suas antigas formas de fazer as coisas.
O grande segredo de duas pessoas que estão em níveis diferentes será a capacidade de manter sua posição.  Como funciona isso?  Você não pode se deixar paralisar pelas questões de seu(sua) parceiro(a). não se detenha porque ele(a) está atrasado(a). Ajude-o(a) mas mantenha-se firme em seu nível.
Cuidado para não deixar que esta diferença os faça entrar em conflitos. Use o bom senso.
                Quando ocorre uma mudança em alguém todas as coisas em torno também mudam. A pessoa as forçou a isso apenas com seu novo modo de agir.
                Aqui você aprendeu a ter confiança em si, em Deus e nos outros.  Isso vai te fazer sentir bem.
                No nível 04 a grande questão é sobre força, coragem e sobre estar vulnerável. O amor incondicional (aquele que se dá sem exigir nada) nos torna vulneráveis às experiências e às pessoas.  Se não estiver vulnerável não poderá se abrir. Se não se abrir não poderá conhecer o amor nas muitas formas que ele assume.  Perderá experiências valorosas.
                Neste ponto da experiência aceite que tudo o que fizer por amor será o melhor que puder fazer naquele momento.
                Agora você estará pronta(o) para ficar em sua própria companhia. Você não pode trabalhar para amar a si mesma(o) somente com o intuito de encontrar e amar um(a) parceiro(a). Deve se amar para o seu próprio bem.


1.6. Nível 05

                O nível 05 é o lugar do amor incondicional.  Quem chega aqui está estabelecendo relacionamentos baseados no amor incondicional.  A pessoa tem amor a oferecer a todos a sua volta sem exigir condições para tanto.
                Se enquanto estiver aqui você falhar em demonstrar o amor, a reação será tão rápida e a dor tão intensa que você retomará logo uma postura amorosa.
                Nesta fase o amor é sua paz e força, sua plenitude, sua saúde.
                Honre o que você sente, acreditando que pode ter o que deseja o seu coração.
                Conforme você muda, vai ajudar outra pessoa a crescer e a curar-se.
                No nível 05 há um coração infantil através do qual todas a coisas são boas, mesmo depois de lhe terem dito que não são.  É aqui que aprendemos a reconhecer a presença de Deus em nossas almas e nas demais.
                No nível 05 tua missão será a mais bela: ensinar o amor!


Sugestão de leitura:

Enquanto o Amor não Vem – Em busca de si e do amor que deseja (Iyanla Vanzant – Sextante).          

Nenhum comentário:

Postar um comentário